Destaque 1

SYSFER desenvolve Projeto de Engenharia para Ferrovia Rio – Vitória (EF 118)

A SYSFER concluiu neste mês de Agosto o Estudo de Engenharia para implantação da Ferrovia EF 118 (Rio de Janeiro – Vitória), desenvolvido no âmbito do Protocolo de Entendimentos firmado entre os Governos do Rio e Espirito Santo em Fevereiro de 2013, com interveniência dos Portos do Açu e Porto Central (TPK),

O objetivo é fornecer ao Governo Federal uma alternativa de traçado, além daquelas já estudadas pela ANTT, que atenda as expectativas de desenvolvimento dos dois Estados, no que tange às necessidades dos empreendimentos existentes e futuros na região de influência da ferrovia. Dentre eles principalmente os dois Portos citados acima, além dos Complexos Petroquímicos de Itaboraí (Comperj) e Duque de Caxias.

Os Estudos foram iniciados há quatro meses, desenvolvidos tendo como diretriz a maximização do uso da malha da FCA existente entre o Rio e Campos.  Foram aproveitados aproximadamente 100 Km desta faixa de domínio, além do Projeto Básico desenvolvido pela Vale e cedido aos dois Estados para o trecho no território do Espirito Santo (Ferrovia Litorânea Sul). Nos trechos Green Field, foram realizados estudos geológicos/geotécnicos de campo detalhados, visando garantir a produção de um CAPEX/OPEX (inclusive operacional) o mais consistente possível.

A SYSFER vem desenvolvendo Estudos semelhantes nos últimos anos, principalmente para novos players, que vêm no setor ferroviário nacional oportunidades de negócios, após o lançamento pelo Governo Federal do novo modelo (Open Access) e do PIL (Plano Integrado de Logística).

Destaque 2

A SYSFER acaba de concluir para a Odebrecht Transport um diagnóstico com proposição de soluções para melhoria da segurança nas passagens em nível e de pedestres, na malha de trens de subúrbio do Rio de Janeiro. Foram feitas contagens volumétricas de tráfego rodoviários, ferroviário e de fluxos de pedestres em cerca de 250 transposições da via férrea, que após análise e tratamento das informações redundaram na proposição de diversos viadutos rodoviários e ferroviários, além de inúmeras passarelas. As decisões da adoção de soluções de transposição da ferrovia em desnível, seja por viaduto, seja por passarela, seguiu metodologia que após exaustiva pesquisa, combinou normativos nacionais e internacionais, tendo em vista a existência de lacunas na normatização nacional de passagens em nível e, com mais intensidade, na de passagens de pedestres.

Sobre nós

A SYSFER é uma empresa 100% Brasileira, fundada em 1995, nascida da união de técnicos e consultores com ampla experiência em gestão de projetos nas áreas de logística de transportes, gestão patrimonial e consultoria metro ferroviária.

Com atuação pioneira no desenvolvimento de soluções de TI e de projetos de engenharia para o setor de transportes ferroviários, estivemos sempre focados no aprimoramento dos serviços prestados e na satisfação dos nossos clientes, o que nos proporcionou atingir novos mercados, seja pela venda direta ou através de parcerias e representações com empresas consagradas nos cenários nacional e internacional.