Destaque 1

SYSFER fecha acordo com a SISCOG de Portugal

A SYSFER assinou acordo de Cooperação Técnica e Comercial para representar no Brasil e América do Sul a SISCOG, empresa portuguesa de desenvolvimento de software de apoio à decisão no planejamento e gerenciamento otimizado de recursos de companhias de transportes, com especial experiência no setor metro-ferroviário.

Fundada em 1986, a SISCOG possui uma carteira importante de clientes no setor, tais como: Estrada de Ferro Dinamarquesa, Estrada de Ferro Holandesa, Estrada de Ferro Norueguesa, Estrada de Ferro Finlandesa, Estrada de Ferro de Carga Portuguesa, Suburbanos de Copenhague, Metrô  de Lisboa, Metrô de Londres.

Com sistemas em operação contínua há dezenas de anos e vasta experiência em processos de otimização, as questões de produtividade em ferrovias de carga, passageiro, metrôs e VLT´s são resolvidas pela SISCOG com seus produtos de planejamento e gerenciamento de recursos, como por exemplo:

• ONTIME : ferramenta de suporte à decisão para a criação e atualização de horários de serviços de transporte.

• FLEET: oferece solução de planejamento e gerenciamento eficiente do material rodante, integrando todas as fases dos processos de planejamento.

• CREWS: planejamento e gerenciamento de pessoal de tração, incluindo escala automatizada de maquinistas, bem como de pessoal localizado ao longo do trecho.

O objetivo da SISCOG nesta parceria com a SYSFER é poder disponibilizar estas ferramentas de gestão ao mercado brasileiro e América do Sul, através  de uma empresa local com experiência compatível com a complexidade deste tipo de solução, possibilitando suporte integral e personalizado aos seus futuros clientes.

Destaque 2

Indicação ao Prêmio da Revista Ferroviária 2015 – Projetos apresentados

“ Em 2014, a SYSFER desenvolveu vários estudos focados no modal ferroviário. Dentre eles, podem ser citados o EVTEA da ligação ferroviária entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo (EF 118) para os governos dos dois Estados, a fim de viabilizar o acesso aos Portos do Açu e Central; também foi feita a Análise de Viabilidade para a Concessão do Pátio de Santa Helena na Ferrovia Norte-Sul, o desenvolvimento do PELC 2040 (Plano Estratégico de Logística de Carga do Rio de Janeiro), o estudo para eliminação de interferências no acesso aos Portos do Rio e de Itaguaí para a MRS, estudos de eliminação de PN´s nas vias da SuperVia utilizando metodologia baseado em momento de circulação rodoviária e de pedestres, o projeto conceitual para a criação de acessos ferroviários dos polos de cargas do interior do estado de São Paulo aos centros de distribuição na região metropolitana para o DERSA, além da Especificação de Metodologia de Planejamento e Execução para a manutenção da Via Permanente da EFE (Ferrovias Chilenas)”

Destaque 3

SYSFER desenvolve Projeto de Engenharia para Ferrovia Rio – Vitória (EF 118)

A SYSFER concluiu neste mês de Agosto o Estudo de Engenharia para implantação da Ferrovia EF 118 (Rio de Janeiro – Vitória), desenvolvido no âmbito do Protocolo de Entendimentos firmado entre os Governos do Rio e Espirito Santo em Fevereiro de 2013, com interveniência dos Portos do Açu e Porto Central (TPK),

O objetivo é fornecer ao Governo Federal uma alternativa de traçado, além daquelas já estudadas pela ANTT, que atenda as expectativas de desenvolvimento dos dois Estados, no que tange às necessidades dos empreendimentos existentes e futuros na região de influência da ferrovia. Dentre eles principalmente os dois Portos citados acima, além dos Complexos Petroquímicos de Itaboraí (Comperj) e Duque de Caxias.

Os Estudos foram iniciados há quatro meses, desenvolvidos tendo como diretriz a maximização do uso da malha da FCA existente entre o Rio e Campos. Foram aproveitados aproximadamente 100 Km desta faixa de domínio, além do Projeto Básico desenvolvido pela Vale e cedido aos dois Estados para o trecho no território do Espirito Santo (Ferrovia Litorânea Sul). Nos trechos Green Field, foram realizados estudos geológicos/geotécnicos de campo detalhados, visando garantir a produção de um CAPEX/OPEX (inclusive operacional) o mais consistente possível.

A SYSFER vem desenvolvendo Estudos semelhantes nos últimos anos, principalmente para novos players, que vêm no setor ferroviário nacional oportunidades de negócios, após o lançamento pelo Governo Federal do novo modelo (Open Access) e do PIL (Plano Integrado de Logística).

Sobre nós

A SYSFER é uma empresa 100% Brasileira, fundada em 1995, nascida da união de técnicos e consultores com ampla experiência em gestão de projetos nas áreas de logística de transportes, gestão patrimonial e consultoria metro ferroviária.

Com atuação pioneira no desenvolvimento de soluções de TI e de projetos de engenharia para o setor de transportes ferroviários, estivemos sempre focados no aprimoramento dos serviços prestados e na satisfação dos nossos clientes, o que nos proporcionou atingir novos mercados, seja pela venda direta ou através de parcerias e representações com empresas consagradas nos cenários nacional e internacional.